2º Ano




Produção de uma tela a partir da leitura de uma história.

          Os alunos do 2º ano, turma “A”, da professora Mára Luciana, produziram uma belíssima tela. O desenvolvimento desta atividade teve como objetivo geral despertar em nossos alunos o gosto e apreciação pela pintura e pelas artes, a partir da leitura e releitura de um livro infantil escolhido pelas crianças. Tendo com objetivos específicos, descobrir  linhas,  formas  e  cores; trabalhar formas geométricas em matemática; desenvolver sua capacidade criativa, valendo-se da utilização de diferentes materiais para produzir e construir novos conhecimentos; trabalhar em harmonia e cooperação com seus colegas.  A atividade foi realizada em algumas etapas: roda de conversa sobre os livros escolhidos pelos alunos; leitura silenciosa dos textos em sala de aula; releitura dos textos em casa juntos a família; produção de uma tela, com desenhos relacionados à história lida; seleção e organização das telas para apresentação na exposição dentro da escola, para os demais alunos, comunidade escolar e família; produção textual sobre as histórias escolhidas.
          Os alunos tiveram oportunidade de experimentar e manusear variados materiais, construindo um leque de possibilidades e novas aprendizagens. Os alunos puderam descobrir que há várias possibilidades para as suas criações, deixando as produções muito mais criativas e divertidas. Através da exploração de diferentes materiais os alunos ampliam a capacidade de expressão e conhecimento de mundo. Os recursos materiais usados pelas crianças foram: máquina fotográfica; tintas de cores variadas; livros de histórias infantis; pincéis; cola; papel ofício e telas.
A avaliação das atividades foi  realizada durante todo o processo e transcorrer das atividades e com as construções de cada criança de acordo com suas percepções artísticas e seu desenvolvimento. O trabalho foi uma forma de também avaliar a aprendizagem e desenvoltura de cada aluno.




Nenhum comentário:

Postar um comentário