quinta-feira, 24 de outubro de 2013

BIBLIOGRAFIA



BIBLIOGRAFIA: RAIMUNDO FERNANDES


O CIDADÃO RAIMUNDO NONATO ALFREDO FERNANDES, nasceu no Sítio Cantinho município de Pau dos Ferros-RN, no dia 02de junho de l9l0, sendo filho do casal José Fernandes Chaves e Maria Adílla Fernandes.
 Na época do ciclo da borracha, seu pai a exemplo de outros nordestinos, emigrou com toda a família para a região norte, estabelecendo se no atual Estado do Acre. Assim o nosso biografado, realizaria a sua primeira viagem marítima, navegando em um dos navios da Loyd Brasileiro. Em terras acrianas, a família do pequeno Raimundo, morou durante seis anos. Trabalharam, sobre tudo na agricultura.
Nesse período, o menino Raimundo Fernandes foi atacado pelo impaludismo. O seu velho pai sentindo saudades do seu torrão natal, por volta de l922, embarcou no navio “Benjamim Constante”, retomando em busca das serras de São Miguel e Luiz Gomes.
O nosso biografado foi para a primeira escola em Pau dos Ferros, no Grupo Escolar “Joaquim Correia”, onde lecionava o pedagogo Joaquim Noronha.
No dia 30 de setembro de 1925, o cidadão enfocado chegou em Mossoró, para prosseguir os seus estudos. Em Outubro do mesmo ano, conseguiu uma colocação no escritório da firma Rodolfo Fernandes, seu primeiro emprego, começou como contínuo passando mais tarde a guarda-livros, caixa, escriturário, contador, até se tornar sócio da firma Alfredo Fernandes Indústria e Comércio. Onde trabalhou por muitos e muitos anos.
Raimundo Fernandes foi um grande admirador e colecionador de selos e moedas do Brasil. Possuía o primeiro selo lançado no Brasil,”O Olho de Boi”. Apresentou por diversas vezes suas coleções de sigilografia em exposições filatélicas e numismáticas realizadas em Mossoró. Doou em vida suas coleções aos filhos e netos.
De uma religiosidade cristã exemplar. Foi nomeado pelo Bispo Diocesano D. Gentil Diniz Barreto Ministro da Eucaristia, o que lhe cabia administrar a Eucaristia e expor o Santíssimo nas igrejas.
Assistiu ao ataque de Lampião à Mossoró em 1927, e dele sabia contar todo o acontecido.
Casou-se com Alzenita Vidal, no dia 24 de junho de 1932. Era um homem culto apesar de não ter concluído o primário, era um grande leitor de jornais, revistas, principalmente as católicas, era bem informado de todos os acontecimentos do Brasil e do mundo.
Morreu em 04 de julho de 1982 em sua residência, de uma para cardíaca deixando esposa e oito filhos, dos quais quatro homens e quatro mulheres e trinta e três netos.
Ter o seu nome posto em uma escola foi uma homenagem do seu sobrinho e construtor desta e de várias outras escolas nesta cidade, o senhor José Fernandes de Souza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário